
Brasil
Segurança na aviação pode ser comprometida por falta de recursos, alerta a Anac
Agência relata série de medidas que têm tomado na área administrativa para tentar prosseguir com a prestação de serviços

Foto: Freepik
A Agência Nacional de Aviação (Anac) passa por uma fase de dificuldade financeira que ameaça comprometer as operações básicas que realiza em relação à segurança da aviação. O alerta foi feito na semana passada pela própria agência, em informações enviadas ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Em informações divulgadas pela Folha de SP, a agência descreve uma série de medidas que têm tomado na área administrativa para tentar prosseguir com a prestação de serviços, mas o órgão afirma que o cenário já ameaça suas missões operacionais.
"A Anac expressa sua preocupação com a sustentabilidade da prestação de serviços de qualidade e com a segurança da aviação civil no Brasil", afirma ao tribunal. "A limitação de recursos, tanto orçamentários quanto de pessoal, compromete não apenas a capacidade de expansão da agência, mas também pode comprometer a eficácia da supervisão da segurança operacional e a qualidade da regulação do setor, especialmente em um cenário de crescimento acelerado e surgimento de novas tecnologias", completa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.