
Brasil
Itamaraty “acompanha de perto” medida de Portugal que pode afetar milhares de imigrantes
Segundo o ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro, 18 mil pessoas devem ser notificadas em breve

Foto: Reprodução/Freepik
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil está acompanhando com atenção a nova diretriz do governo português que pode impactar diretamente milhares de imigrantes em situação irregular, incluindo brasileiros.
A informação foi divulgada pelo Uol. Ao portal, o ministério informou que "acompanha de perto" a situação dos brasileiros em Portugal. Segundo o Itamaraty, há também um contato direto com as autoridades portuguesas para esclarecer os detalhes da medida anunciada nesta semana pelo ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro.
Segundo António Leitão Amaro, 18 mil pessoas devem ser notificadas em breve. Estrangeiros terão 20 dias para deixar o país, a partir do aviso. Caso não cumpram, o governo português poderá expulsá-los.
O endurecimento da política migratória reflete também nos dados mais recentes. Só em 2024, 1.470 brasileiros tiveram a entrada negada em Portugal — um aumento de 721% em relação ao mesmo período de 2023, conforme aponta o Relatório Anual de Segurança Interna. O Brasil lidera o ranking de recusas portuguesas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.