Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Homem morre após ficar preso entre metrô e porta da plataforma em SP

Brasil

Homem morre após ficar preso entre metrô e porta da plataforma em SP

Conforme relato de passageiros, o homem ficou prensado e foi arrastado pelo trem; Na hora, muitas pessoas começaram a chorar e gritar pedindo para o trem parar

Homem morre após ficar preso entre metrô e porta da plataforma em SP

Foto: Beatriz Backes/TV Globo

Por: Metro1 no dia 06 de maio de 2025 às 15:59

Atualizado: no dia 06 de maio de 2025 às 16:22

Um homem de 35 anos morreu após ficar preso nesta terça-feira (6) entre a porta do trem do metrô da Linha 5-Lilás e a da plataforma da estação Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. O acidente aconteceu pela manhã, quando as plataformas estavam lotadas.

A morte foi confirmada pela Via Mobilidade, concessionária que administra a linha. Segundo o boletim de ocorrência, ele faria aniversário daqui a cinco dias.

Em nota, a empresa lamentou a morte, mas acrescentou que, “mesmo após todos os alarmes visuais e sonoros, [o passageiro] ele tentou entrar no trem e acabou ficando preso entre as portas”. 

Conforme relato de passageiros, o homem ficou prensado e foi arrastado pelo trem. No momento do acidente, muitas pessoas começaram a chorar e gritar pedindo para o trem parar.

A porta da plataforma funciona como uma proteção que bloqueia o acesso ao trilho e impede a queda de algum passageiro quando o trem não está no local. Quando o trem para na plataforma e fecha as portas, fica um espaço entre a porta da plataforma e a do trem. Foi nesse vão que o passageiro ficou preso.

Antes do fechamento das portas, há um aviso sonoro. A porta de segurança da plataforma e a do trem têm sensores de segurança que detectam se foram fechadas corretamente. Quando elas não fecham por completo, o sensor acusa e as portas se abrem de novo. Neste caso, porém, de acordo com testemunhas, isso não aconteceu, e o trem seguiu viagem.

No boletim de ocorrência, um agente da Via Mobilidade contou que a equipe de segurança estava perto das catracas quando ouviu um barulho vindo da plataforma de embarque. Ao chegarem no local, os seguranças encontraram o passageiro na linha do trem de bruços. A vítima tinha um ferimento na região da cabeça e já não apresentava sinais vitais.

Em março um caso parecido aconteceu. Desta vez, uma mulher ficou presa entre a porta de segurança e o vagão do trem na Linha 2-Verde, operada pelo Metrô, na estação Vila Prudente, Zona Leste da capital. No entanto, neste caso, o trem não seguiu viagem e a pessoa não ficou ferida.