Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Ibama multa 242 pessoas por incêndios criminosos em 2024

Brasil

Ibama multa 242 pessoas por incêndios criminosos em 2024

O órgão está monitorando áreas de alto risco e notificando proprietários para a adoção de medidas preventivas

Ibama multa 242 pessoas por incêndios criminosos em 2024

Foto: Sematur/Divulgação

Por: Metro1 no dia 09 de maio de 2025 às 10:34

Os incêndios florestais que devastaram mais de 30 milhões de hectares no Brasil em 2024 foram, na maioria, causados por atividades criminosas, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (8), o Ibama informou que 242 pessoas foram autuadas por esses incêndios, com multas e outras medidas administrativas que somam mais de R$ 460 milhões. O órgão também está monitorando áreas de alto risco e notificando proprietários para a adoção de medidas preventivas.

O volume de queimadas no ano passado foi 79% maior do que em 2023, atingindo uma área do tamanho da Itália, conforme dados do MapBiomas. A seca extrema, especialmente na Região Norte, agravou ainda mais a situação, tornando a floresta mais vulnerável. Técnicos apontam que as mudanças climáticas, o fenômeno El Niño e o aquecimento do Atlântico Norte contribuíram para a magnitude dos incêndios.

Em 2025, o governo observou uma redução de até 70% nos focos de calor na Amazônia e uma queda superior a 90% no Pantanal entre janeiro e abril. No entanto, o aumento dos focos de desmatamento no mês de abril, tanto na Amazônia quanto no Cerrado, gerou preocupações e a necessidade de novas ações para evitar o retrocesso nos avanços contra o desmatamento e os incêndios.