Terça-feira, 13 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

INSS: Investigação aponta envolvimento de call centers, consultorias e corretoras de seguros

Brasil

INSS: Investigação aponta envolvimento de call centers, consultorias e corretoras de seguros

Entidades sindicais e associações de aposentados são investigadas por supostos descontos ilegais

INSS: Investigação aponta envolvimento de call centers, consultorias e corretoras de seguros

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 13 de maio de 2025 às 08:19

A Polícia Federal (PF) investiga o envolvimento de corretoras de seguros, consultorias e call centers em fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O esquema abrangia desde o cadastro de aposentados e pensionistas até a administração de queixas, com um serviço semelhante a um SAC.
 
Dois call centers, a Callvox Contact Center e a ACDS Call Center – a Truetrust, ambos de Brasília, são investigados por ligação com o esquema. Ambos têm Domingos Sávio de Castro como proprietário e, em um deles, Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”.

De acordo com a PF, as empresas de call center operavam para três entidades investigadas: a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), a Associação Brasileira dos Contribuintes do Regime Geral de Previdência Social (Abrasprev) e a Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação (Abapen). A CBPA, que não realizava descontos até 2022, viu sua arrecadação crescer drasticamente em 2023, faturando R$ 57,8 milhões com mensalidades.

O relatório da PF aponta que associações de aposentados, corretoras de seguros e entidades sindicais estavam envolvidas no esquema de descontos indevidos. A Abrasprev e a Abapen foram excluídas de uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU), que pede o bloqueio de R$ 2,56 bilhões de 12 entidades suspeitas de pagar propina a diretores do INSS.