Quinta-feira, 15 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo prepara bloqueios no Orçamento de 2025 para cumprir meta fiscal, diz Durigan

Brasil

Governo prepara bloqueios no Orçamento de 2025 para cumprir meta fiscal, diz Durigan

Valores devem ser anunciados no dia 22; fraudes no INSS podem influenciar destinação de recursos

Governo prepara bloqueios no Orçamento de 2025 para cumprir meta fiscal, diz Durigan

Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

Por: Metro1 no dia 14 de maio de 2025 às 14:37

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quarta-feira (14) que o governo federal fará bloqueios no Orçamento de 2025 para garantir o cumprimento das metas fiscais. A medida deve ser detalhada no próximo dia 22, com a publicação do primeiro Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas do ano.

“Vamos seguir fazendo a gestão fiscal regular esse ano, bloqueando e contingenciando, porque temos que cobrir o arcabouço fiscal. Muita gente dizia que o presidente Lula não iria admitir bloqueios, mas bloqueamos R$ 20 bilhões ano passado. Este ano vamos ter que continuar adotando medidas, para que tenhamos um resultado de país crescendo”, declarou Durigan durante o Summit Brazil–USA, promovido pelo jornal Valor Econômico.

O relatório de maio será o primeiro de 2025, já que a divulgação anterior foi adiada por causa do atraso na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA). O documento é essencial para avaliar o desempenho fiscal do governo e orientar eventuais contingenciamentos.

Desde o início do ano, integrantes da equipe econômica têm alertado para a necessidade de cortes, especialmente diante da meta de zerar o déficit primário.

A decisão de bloqueios também ganhou força após a descoberta de fraudes na folha de pagamento do INSS, conhecidas como “farra do INSS”. Estima-se que cerca de R$ 6 bilhões tenham sido desviados por meio de descontos indevidos de mensalidades associativas.

Fontes da Fazenda indicam que os recursos contingenciados podem incluir reforço no caixa da Previdência para mitigar os efeitos das fraudes, mas isso depende do envio prévio de estimativas por parte do INSS. “Se o INSS conseguir prever e enviar na nota, vamos colocar”, disse uma fonte sob condição de anonimato.