
Brasil
Alckmin viaja ao Vaticano nesta sexta-feira para cerimônia com o papa Leão XIV
O vice-presidente representa o Brasil em missa que marca o ínicio do pontificado do novo papa; comitiva inclui Lu Alckmin e embaixador Everton Vieira Vargas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), embarca na tarde desta sexta-feira (16) para Roma. Ele representará o governo brasileiro na missa que marca o início do pontificado do papa Leão XIV, neste domingo (18), no Vaticano.
A comitiva brasileira inclui a vice-primeira-dama, Lu Alckmin, e o embaixador do Brasil na Santa Sé, Everton Vieira Vargas. Segundo o Itamaraty, não há previsão de participação de outras autoridades.
A celebração está marcada para as 10h no horário local (5h em Brasília), na Praça São Pedro. O grupo retorna ao Brasil ainda no domingo, após a cerimônia.
A agenda do vice-presidente ainda está sendo definida, e não há confirmação de outros compromissos durante a viagem.
O Itamaraty informou que o embaixador Everton Vieira Vargas deve se reunir com o papa Leão XIV nesta sexta-feira (16), em um encontro com membros do corpo diplomático no Vaticano. O novo pontífice já iniciou suas agendas oficiais e deve manter encontros com representantes internacionais.
No final de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e autoridades dos Três Poderes integraram a comitiva brasileira no velório do papa Francisco.
Alckmin declarou que será uma “honra” representar o governo brasileiro e afirmou acreditar que Leão XIV “dará continuidade aos trabalhos do papa Francisco”. Ele também espera que o novo papa esteja atento a questões climáticas e sociais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.