Brasil
Ministro da Agricultura afirma que Brasil pode se livrar da gripe aviária em 28 dias sem registros

Medida ocorre após confirmação de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul; governo já negocia retomada do comércio
Foto: Reprodução/Freepik
A Malásia suspendeu, nesta segunda-feira (19), a importação de produtos avícolas do Brasil após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial de matrizes no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (16). Com isso, chega a 37 o número de países que interromperam a compra de carne de frango e derivados por conta do surto.
De acordo com o Ministério da Agricultura, além da Malásia, a lista inclui nações como China, União Europeia, Canadá, África do Sul, Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul. Em alguns casos, a suspensão foi imposta pelos países importadores; em outros, partiu do próprio Brasil, como preveem os acordos sanitários firmados com os parceiros comerciais.
Também nesta segunda-feira (19), o Japão anunciou que suspendeu a compra de aves vivas com origem no Rio Grande do Sul e de produtos avícolas oriundos especificamente da cidade de Montenegro, onde foi identificado o foco.
Já Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Arábia Saudita — que mantêm protocolos sanitários com o Brasil que restringem as importações apenas da região afetada — ainda não se manifestaram sobre eventuais mudanças no fluxo comercial.
O governo brasileiro já iniciou negociações com diversos países na tentativa de flexibilizar as suspensões e evitar prejuízos maiores ao agronegócio. Segundo o Ministério da Agricultura, as suspensões são medidas cautelares e temporárias, previstas nos protocolos internacionais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.