Quinta-feira, 22 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula assina MP que amplia isenção na conta de luz para famílias de baixa renda

Brasil

Lula assina MP que amplia isenção na conta de luz para famílias de baixa renda

Medida que estabelece a reforma o setor elétrico foi assinada nesta quarta (21) no Palácio do Planalto, mas efeitos virão em 45 dias

Lula assina MP que amplia isenção na conta de luz para famílias de baixa renda

Foto: Canva Imagens

Por: Metro1 no dia 21 de maio de 2025 às 15:43

O presidente Lula (PT) assinou nesta quarta-feira (21) uma medida provisória que amplia a isenção da conta de luz para famílias de baixa renda. A iniciativa, que reforma o setor elétrico, entra em vigor imediatamente, mas ainda precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para não perder a validade.

A proposta prevê isenção total da tarifa para consumidores que consomem até 80 kWh por mês e que atendam aos critérios da Tarifa Social de Energia Elétrica. Segundo o governo federal, cerca de 60 milhões de brasileiros serão beneficiados, com impacto estimado de R$ 3,6 bilhões ao ano.

Atualmente, a tarifa social oferece até 65% de desconto para cerca de 40 milhões de pessoas. Famílias indígenas e quilombolas já têm isenção total para consumo de até 50 kWh mensais. Agora, o desconto integral será estendido até 80 kWh para os que se enquadram no CadÚnico e têm renda de até meio salário mínimo per capita. O que passar desse limite será cobrado normalmente.

A MP também prevê que essas famílias fiquem isentas da cobrança da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), o que pode reduzir em até 12% a fatura mensal. A estimativa é de que 21 milhões de famílias — cerca de 55 milhões de pessoas — sejam contempladas com essa medida específica.

A medida também prevê a abertura do mercado livre de energia. A partir de agosto de 2026, indústrias e o comércio poderão escolher a fonte de sua energia. Os demais consumidores terão esse direito a partir de 2027.