
Brasil
Morre Wanda dos Santos, ícone do atletismo brasileiro, aos 93 anos
Atleta disputou duas Olimpíadas e conquistou 48 medalhas nacionais

Foto: Reprodução/YouTube
Wanda dos Santos, referência histórica do atletismo brasileiro, faleceu aos 93 anos nesta segunda-feira (30), em São Paulo. Dona de quatro medalhas pan-americanas, a ex-atleta participou de duas Olimpíadas e conquistou 48 medalhas no Troféu Brasil, tornando-se a maior campeã da principal competição nacional da modalidade.
O velório será realizado nesta terça-feira (1°), das 10h às 14h, no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, onde também ocorrerá a cerimônia de cremação. Wanda iniciou sua carreira no Palmeiras e fez história no São Paulo, com destaque nos 80m com barreiras, prova na qual obteve nove recordes brasileiros.
Wlamir Motta Campos, da Confederação Brasileira de Atletismo, destacou que Wanda fez parte da história do esporte nacional, foi parceira de treinos de Adhemar Ferreira da Silva e "exemplo, inspiração, história, o melhor do atletismo". Já o Comitê Olímpico do Brasil (COB) lamentou a perda e afirmou que sua trajetória continuará inspirando novas gerações.
Entre 1946 e 1966, brilhou em provas como salto em distância, salto em altura e revezamento. Além dos Pan-Americanos e dos Jogos Olímpicos, foi campeã sul-americana e ibero-americana. Mesmo após a maternidade, seguiu nas competições master e venceu dois títulos mundiais nos 300m com barreiras.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.