Brasil
Comissão da Câmara aprova PEC que permite parcelamento de dívidas de municípios em até 25 anos

Proposta cria ao menos quatro novos tipos de licenças que facilitam a liberação de obras ou empreendimentos em áreas ambientalmente sensíveis
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O deputado federal Zé Vitor (PL-MG) incluiu a mineração dentro do projeto de lei que flexibiliza e simplifica o licenciamento ambiental no Brasil. Depois de anos travado no Senado, o projeto voltou a avançar neste ano com impulso do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A expectativa é de que a votação aconteça até esta quarta-feira (16).
O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados pela primeira vez em 2021, mas então com um dispositivo que excluía o setor minerário do escopo da lei. Na atual redação, apenas uma emenda do Senado é rejeitada, a de número 14, que obrigava, nos licenciamentos ambientais municipais, a emissão de licença urbanística e ambiental integrada nos casos de instalações necessárias ao abastecimento público de água potável.
A proposta, alvo de resistência por parte do governo, cria ao menos quatro novos tipos de licenças que facilitam a liberação de obras ou empreendimentos em áreas ambientalmente sensíveis. São elas:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.