
Brasil
Erika Hilton aciona Justiça e acusa Antônia Fontenelle de racismo
A influenciadora publicou um vídeo no Youtube dirigindo ofensas a deputada

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) entrou com uma ação judicial contra a atriz e influenciadora Antonia Fontenelle. A ação foi protocolada neste sábado (19), no Juizado Especial Cível da Comarca de São Paulo.
Hilton pede uma indenização de R$ 50 mil por danos morais, após ser alvo de ofensas com teor racista e transfóbico em vídeo publicado pela influenciadora no YouTube nesta sexta-feira (18).
Fontenelle se refere a parlamentar como é "preta, do cabelo duro, como todos os pretos são" e que devem parar "de querer ser brancos e ser loiros porque vocês não são".
As declarações foram feitas enquanto a influenciadora lia que parlamentares do PT e PSOL votaram contra o projeto 1112/23, de autoria do deputado Alfredo Gaspar, que altera a Lei de Execução Penal para exigir o cumprimento de pelo menos 80% da pena para que haja progressão de regime em crimes hediondos ou comparados.
Além disso, a influenciadora ameaçou a deputada ao afirmar que, caso seja confrontada, vai "puxar a peruca e deixar careca". "Isso aqui é meu", declarou ao puxar os próprios fios de cabelo.
Os advogados da deputada alegam que a fala fere a honra, a dignidade e a imagem de Hilton, e configura injúria racial e transfobia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.