Segunda-feira, 28 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Morre artista plástico Jonir Figueiredo

Brasil

Morre artista plástico Jonir Figueiredo

Legado de sensibilidade e inspiração é celebrado em cerimônia

Morre artista plástico Jonir Figueiredo

Foto: Dvulgação/Bonito CineSur

Por: Metro1 no dia 27 de julho de 2025 às 16:00

No Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito (Cinesur), o público prestou uma homenagem emocionada ao artista plástico Jonir Figueiredo, que faleceu no sábado (26), em Bonito (MS). Na sexta-feira (25), ele participou da cerimônia de abertura do evento, realizado no Centro de Convenções local. Durante o festival, uma nota oficial destacou a importância de Jonir para as artes visuais nacionalmente, ressaltando seu legado de sensibilidade e inspiração, além da honra de sua presença no evento.

A nota também reforçou que artistas e produtores culturais devem seguir em frente, celebrando a memória de Jonir por meio da arte e cultura, valores pelos quais ele sempre lutou. O festival expressou solidariedade aos familiares, amigos e admiradores do artista, reafirmando o compromisso com a preservação de seu legado.

Natural de Corumbá, formado em Educação Artística pela Faculdade Unidas de Marília (SP), Jonir dedicou sua carreira ao retrato do Pantanal e das belezas do Mato Grosso do Sul. Desde os anos 1970, atuou como desenhista, gravador, performer, pintor e produtor cultural, tendo inspirado o Movimento Cultural Guaicuru, que valorizava a identidade regional com base na cultura indígena local.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lamentou sua morte, destacando Jonir como um artista singular que buscava constantemente novas ideias e formas de expressar sua arte. A instituição ressaltou que ele explorava diversas técnicas, sempre lembrando do Pantanal, sua principal inspiração.