
Brasil
PF investiga fraude em falsos atestados para obtenção de benefício do INSS
Cardiologista teve assinatura falsificada em diversos atestados

Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (5) a Operação Amparo Espúrio, com o objetivo de apurar suspeitas de fraude em laudos médicos apresentados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A investigação aponta que um advogado teria forjado atestados, utilizados por seus clientes para obter indevidamente benefícios de assistência a pessoas com deficiência.
De acordo com a PF, foi detectada uma série de documentos com assinaturas falsificadas de um cardiologista, que confirmou à polícia não ter emitido os atestados. Os laudos indicavam diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, apesar de a especialidade do médico não abranger neurologia ou psiquiatria.
Foram executados dois mandados de busca e apreensão em Fortaleza (CE), expedidos pela 32ª Vara Federal. As condutas investigadas podem configurar crimes como estelionato previdenciário, falsificação e uso de documentos falsos, com penas que, somadas, podem alcançar até 17 anos de reclusão.
A ação foi realizada em parceria com o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária do Ceará, ligado ao Ministério da Previdência. As investigações seguem com a análise do material recolhido, que pode revelar outros envolvidos no esquema.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.