
Brasil
Presidente da COP30 descarta mudança de sede: "Não existe plano B"
André Corrêa do Lago reconhece os preços elevados e afirmou que valor das hospedagens está até 15 vezes acima do normal

Foto: Pedro França/Agência Senado
O presidente da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, André Corrêa do Lago, afirmou que a COP30 ocorrerá em Belém (PA) e que “não existe um plano B” para uma eventual troca de sede.
Corrêa participou, na manhã desta quarta-feira (6), de uma audiência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, onde foram discutidos os preparativos para o evento, previsto para novembro.
Durante a sessão, parlamentares questionaram o presidente da COP30 sobre a organização da conferência. Em resposta, ele reconheceu que os preços de hospedagem na capital paraense “realmente estão muito acima do que de outras COPs”.
Segundo Corrêa do Lago, o tema vem sendo debatido com a Secretaria Extraordinária para a COP30, vinculada ao governo federal. Ele comparou com edições anteriores da conferência. “Nas edições de Glasgow (Escócia) ou Baku (Azerbaijão), os hotéis dobraram o valor das diárias. Já em Belém, os países estão procurando fazer reservas e estão vendo valores 10 a 15 vezes maiores do que o que os hotéis oferecem”, afirmou.
Para ele, o problema não é a disponibilidade de acomodações, mas os valores praticados. “Os preços que estão sendo apresentados pelos hotéis estão se tornando uma referência para os apartamentos”, disse, ao mencionar o crescimento da locação de imóveis por temporada como alternativa.
Na terça-feira (5), o presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, anunciou que não comparecerá à COP30 devido aos altos custos de hospedagem.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.