Quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Câmara aprova projeto contra adultização de crianças nas redes sociais

Brasil

Câmara aprova projeto contra adultização de crianças nas redes sociais

Texto prevê medidas para prevenir crimes como abuso sexual, assédio e exposição a conteúdos impróprios nas redes sociais

Câmara aprova projeto contra adultização de crianças nas redes sociais

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 21 de agosto de 2025 às 07:31

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (20), o Projeto de Lei 2628/2022, que estabelece regras para a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. A proposta, conhecida como PL contra a “adultização” infantil, foi aprovada em votação simbólica e agora retorna ao Senado por ter sofrido alterações. O texto prevê medidas para prevenir crimes como abuso sexual, assédio e exposição a conteúdos impróprios nas redes sociais.

Entre os principais pontos do projeto está a criação de uma autoridade nacional autônoma, responsável por regulamentar, fiscalizar e garantir o cumprimento da nova legislação. O texto também obriga plataformas digitais a adotar mecanismos confiáveis para verificar a idade dos usuários e reforça o papel dos pais na supervisão do acesso online. Em caso de descumprimento, as empresas poderão ser multadas em até R$ 50 milhões, além de outras penalidades.

O projeto ganhou apoio até mesmo da oposição após modificações no texto, como a restrição sobre quem pode solicitar a remoção de conteúdo e a exclusão de trechos que poderiam gerar censura. “Estamos protegendo uma geração inteira”, disse o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ). Já a deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) afirmou que o PL garante a liberdade de expressão ao focar apenas em conteúdos claramente criminosos.