Quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

PGR pede que Toffoli deixe relatoria das investigações sobre fraudes no INSS

Brasil

PGR pede que Toffoli deixe relatoria das investigações sobre fraudes no INSS

Pedido foi encaminhado ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que decidirá se haverá sorteio para definir novo relator

PGR pede que Toffoli deixe relatoria das investigações sobre fraudes no INSS

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 21 de agosto de 2025 às 14:50

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu que as investigações sobre fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixem de estar sob a relatoria do ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal (STF). O parecer foi enviado ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que deverá decidir se haverá sorteio para a definição de um novo relator.

Para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o fato de Toffoli conduzir a ação do governo sobre ressarcimento às vítimas não significa que ele também deva centralizar as investigações criminais. O próprio ministro havia solicitado a manifestação da PGR em 10 de junho, mas a resposta só chegou ao STF nesta segunda-feira (18).

Ainda em junho, Toffoli pediu que a Polícia Federal enviasse ao seu gabinete todas as apurações abertas no país sobre descontos associativos sem autorização de aposentados e pensionistas. Embora não tenha determinado a suspensão das investigações, na prática, as instâncias inferiores ficaram paralisadas diante do risco de ver suas decisões anuladas por suposta “falta de competência”.