
Brasil
INSS suspende contrato de intermediação dos pagamentos de benefícios com Crefisa
Decisão foi tomada a partir de reclamações de aposentados e pensionistas no recebimento dos pagamentos

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O contrato que havia entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a operadora financeira Crefisa foi suspenso pelo órgão, nesta quinta-feira (21). A decisão foi tomada por conta de reclamações constantes de pensionistas e aposentados que recebem o benefício a partir do intermédio da empresa.
De acordo com o INSS, há indícios de que a Crefisa dificulta ou impede o saque integral dos valores recebidos e coage para abertura de contas e a venda casada de produtos, a partir de queixas apresentadas à Ouvidoria do instituto, na plataforma Fala.BR, Procons e à Ordem de Advogados do Brasil (OAB).
“O INSS não compactua com práticas que acarretem prejuízos ou desconfortos aos beneficiários, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o instituto. Segundo consulta da Agência Brasil, a Crefisa disse não haver dificuldades para recebimento dos benefícios, assim como não há atrasos, recusas de pagamento e limitação para o saque. A empresa informou que desde o início da prestação de serviços, mais de R$ 1 bilhão foram investidos em tecnologia e ampliação dos postos de atendimento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.