
Brasil
Crime organizado se apropriou do setor de combustíveis, diz Lewandowski
Ministro destacou que a operação "é uma das maiores contra o crime organizado"

Foto: Jamile Ferraris / MJSP
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou, nesta quinta-feira (28), que o crime organizado "se apropriou do setor de combustíveis".
A declaração ocorreu em coletiva sobre a megaoperação foi deflagrada nesta manhã contra um esquema bilionário no setor de combustíveis com infiltração de integrantes da facção PCC (Primeiro Comando da Capital). "É uma das maiores operações contra o crime organizado, sobretudo em sua atuação no mercado legal. Ou seja, atacando, neste momento, o setor de combustíveis, apropriação das organizações criminosas, em parte do setor de combustíveis, e a sua ligação com o setor financeiro no que diz respeito a lavagem de dinheiro", afirmou o ministro.
Ao detalhar os detalhes da operação, Lewandowski reforçou que o crime organizado "não é mais local, não é mais apenas nacional, mas é global" e destacou que a ação teve êxito devido à criação de um "núcleo de combate ao crime organizado". "Quero dizer que, no começo deste ano, em 17 de janeiro de 2025, criamos um núcleo de combate ao crime organizado, porque entendemos que o crime organizado deveria ter uma visão sistêmica, estruturante, abrangente, e não era mais suficiente que nós combatêssemos o crime por meio de operações simplesmente policiais", disse o ministro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.