
Brasil
7 de Setembro: desfile em Brasília foca em soberania e meio ambiente
Evento teve inovações como bandeirão e mascote da COP 30

Foto: TV Brasil/Reprodução
O tradicional desfile da Independência reuniu milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã deste domingo (7). O evento foi aberto com a chegada do presidente Lula em carro aberto, por volta das 9h10. O governo do Distrito Federal estimava 50 mil pessoas na área central, mas o número final de presentes não foi divulgado. Por segurança, foram montados pontos de revista, e diversos itens foram proibidos no local.
Neste ano, o desfile teve como novidade a divisão em três eixos temáticos: “Brasil dos Brasileiros”, “COP 30” e “Brasil do Futuro”. A programação incluiu atrações tradicionais, como a pirâmide humana e a Esquadrilha da Fumaça, além de inovações, como um bandeirão de 140 m² e estudantes formando a palavra “soberania” com camisetas. Como de costume, não houve discursos de autoridades.
Outros destaques foram a participação de integrantes do Prevfogo, do Ibama, e a exibição do mascote Curupira, símbolo da COP 30, que será realizada em Belém. Protestos e manifestações, como o Grito dos Excluídos, ocorreram em locais específicos fora do trajeto do desfile.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.