A Academia Brasileira de Cinema anunciou os seis filmes finalistas que disputam a chance de representar o Brasil no Oscar 2026, nesta segunda-feira (8), pela categoria de Melhor Filme Internacional.
Entre os selecionados, estão 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, favorito após conquistar prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator em Cannes; e 'O Último Azul', de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata em Berlim. Completam a lista 'Baby' (Marcelo Caetano), 'Kasa Branca' (Luciano Vidigal), 'Manas' (Marianna Brennand) e 'Oeste Outra Vez' (Erico Rassi).
A seleção saiu de uma lista inicial de 15 longas brasileiros, e a expectativa é alta após a vitória inédita de Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, no Oscar deste ano. Veículos internacionais, como a Variety, já apontam O Agente Secreto como forte candidato também em categorias principais, como Melhor Filme, Direção e Ator para Wagner Moura.
A decisão oficial sobre qual será o filme escolhido para representar o Brasil com uma vaga no Oscar será tomada em reunião no dia 15 de setembro.