Terça-feira, 16 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Ex-delegado-geral da Polícia Civil de SP é morto em ataque; polícia investiga caso

Brasil

Ex-delegado-geral da Polícia Civil de SP é morto em ataque; polícia investiga caso

Veículo usado pelos assassinos foi encontrado incendiado

Ex-delegado-geral da Polícia Civil de SP é morto em ataque; polícia investiga caso

Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Por: Metro1 no dia 16 de setembro de 2025 às 10:10

Atualizado: no dia 16 de setembro de 2025 às 10:27

Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo e secretário de Administração de Praia Grande, foi morto na noite de segunda-feira (15), em uma possível emboscada, no litoral paulista. Câmeras registraram a perseguição: o carro onde ele estava foi alvejado, perdeu o controle e bateu em um ônibus. Após o capotamento, outro veículo chegou, e homens armados desceram e atiraram várias vezes, fugindo em seguida.

O carro usado pelos criminosos foi encontrado incendiado. Duas pessoas ficaram feridas durante o ataque. O governo estadual montou uma força-tarefa para identificar e prender os envolvidos. A investigação aponta execução premeditada, com indícios de vingança ligada à atuação do ex-delegado contra o crime organizado.

Com mais de 40 anos de carreira, Fontes liderou unidades como Decap, Deic, Denarc e DHPP. Foi responsável pelo indiciamento da cúpula do PCC em 2006, incluindo Marcola. Por sua atuação, era considerado um dos principais alvos da facção, que o jurava de morte.

Graduado em Direito, com pós-graduação e cursos internacionais em combate ao tráfico e terrorismo, Fontes assumiu a Secretaria de Administração em janeiro de 2023. Sua trajetória foi marcada pelo enfrentamento direto à criminalidade e pela ocupação de cargos estratégicos na segurança pública paulista.