
Brasil
IA generativa já é usada por sete em cada dez estudantes do ensino médio em pesquisas escolares
Apenas um terço recebeu instruções sobre o uso responsável*

Foto: Freepik
Sete em cada dez estudantes brasileiros do ensino médio que usam internet recorrem a ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, como ChatGPT e Gemini, para fazer pesquisas escolares. Os dados são da 15ª edição da pesquisa TIC Educação, realizada pelo Cetic.br/NIC.br entre agosto de 2023 e março de 2024, com mais de 7 mil alunos e 1.400 professores em escolas urbanas e rurais e divulgada nesta terça-feira (16).
Ainda segundo os dados apenas 32% receberam alguma orientação nas escolas sobre o uso seguro e responsável dessas tecnologias. Enquanto 70% dos alunos do ensino médio já utilizam IA nas tarefas escolares, apenas 40% dos gestores relataram discussões formais sobre o tema.
A pesquisa também mostra que, embora o acesso à internet tenha crescido, especialmente em escolas municipais e rurais, a oferta de computadores e dispositivos digitais permanece desigual, dificultando o uso pedagógico das tecnologias.
É sinalizado ainda uma queda na formação docente voltada ao uso de tecnologias digitais: de 65% em 2021 para 54% em 2024. Entre professores da rede pública municipal, esse número caiu para 43%. Para os pesquisadores, a formação contínua é essencial para que os educadores possam orientar os alunos no uso crítico e ético das ferramentas digitais, especialmente em um cenário de inserção crescente da inteligência artificial nos processos de aprendizagem.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.