
Brasil
ONU aumenta assistência financeira para países menos desenvolvidos na COP30
Brasil apoia reajuste da taxa para facilitar participação de nações mais pobres

Foto: SEMAS/PA
A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou um aumento na ajuda financeira para países menos desenvolvidos que participarão da COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém. A partir de agora, a taxa diária para essas nações passará de US$ 144 para US$ 197, benefício que será concedido a 144 países. A decisão atende a um pedido desses países, que têm se queixado dos altos custos de hospedagem na cidade, o que poderia comprometer sua participação na conferência. O reajuste contou com apoio do Brasil.
Na quarta-feira (17), representantes do governo brasileiro se reuniram com representantes da ONU para discutir os preparativos do evento, incluindo a questão da hospedagem. Já 79 países confirmaram a hospedagem em Belém, e outros 70 estão em negociação. Desde agosto, uma força-tarefa tem trabalhado para resolver questões relacionadas a hospedagem e transporte.
Com mais de 42 mil quartos disponíveis, a cidade está se preparando para acomodar as delegações, com opções em hotéis, navios e plataformas de aluguel. Além do aumento na taxa de assistência financeira, o Brasil sugeriu um reforço emergencial para cobrir integralmente os custos dos países participantes.
A medida busca garantir a ampla representação das nações em desenvolvimento na COP30 e a efetiva participação de todos os envolvidos no debate sobre mudanças climáticas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.