
Brasil
Ministério do Turismo publica novas regras para check-in e check-out em hotéis
Diária deverá corresponder a 24 horas, sendo que até três horas desse período podem ser destinadas à limpeza e organização do quarto

Foto: Reprodução/Booking
O ministro do turismo, Celso Sabino, publicou na última terça-feira (16) uma portaria com diretrizes para o funcionamento do check-in e check-out em meios de hospedagem. Agora, a diária deverá corresponder a 24 horas, sendo que até três horas desse período podem ser destinadas à limpeza e organização do quarto. Tarifas diferenciadas poderão ser cobradas em casos de uso extraordinário, como entrada antecipada ou saída tardia, desde que informadas previamente aos hóspedes.
Os estabelecimentos, agências de turismo e plataformas digitais também ficam obrigados a comunicar claramente os horários de entrada, saída e o tempo estimado para a limpeza das unidades habitacionais. Durante a estadia, os serviços de limpeza devem ser oferecidos em frequência compatível com o tipo de hotel, incluindo higienização completa do quarto, troca de roupas de cama e toalhas.
Outra novidade é a implantação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato digital, que permitirá o check-in antecipado online. Segundo o Ministério do Turismo, essa medida facilita a experiência do hóspede e reduz os custos operacionais dos hotéis, tornando o atendimento mais ágil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.