Domingo, 28 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

"É pela educação que o Brasil será soberano", afirma Lula nos 95 anos do MEC

Brasil

"É pela educação que o Brasil será soberano", afirma Lula nos 95 anos do MEC

Evento comemorativo reúne milhares em corrida e caminhada na Esplanada

"É pela educação que o Brasil será soberano", afirma Lula nos 95 anos do MEC

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Por: Metro1 no dia 28 de setembro de 2025 às 13:23

Atualizado: no dia 28 de setembro de 2025 às 14:21

Em comemoração aos 95 anos de criação do Ministério da Educação (MEC), aconteceu a Corrida e Caminhada, que reuniu mais de 6 mil pessoas em Brasília, neste domingo (28). O presidente Luís Inácio Lula da Silva esteve presente e ressaltou a importância de políticas públicas educacionais fortes no Brasil.

“Nós temos consciência que é através da educação – da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia – que a gente vai tornar o Brasil soberano, para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil. Viva a educação brasileira! Viva o MEC!”, comentou Lula.

O evento marcou percursos de 3 quilômetros para caminhadas e 5 e 10 quilômetros para corridas, integrando educadores, servidores, gestores e comunidade.

A proposta do evento partiu dos próprios funcionários do ministério, que, após uma consulta interna, decidiram por uma atividade esportiva como forma de comemorar o aniversário da instituição.

A servidora Isleide Barbosa, empolgada antes da largada, elogiou a iniciativa. “É uma forma excelente de celebrar os 95 anos do MEC, unindo lazer, saúde e valorização institucional”, afirmou em uma publicação nas redes sociais do ministério.

Ao lado do presidente, o ministro da Educação, Camilo Santana, lembrou programas que têm impulsionado o setor educacional, como o Prouni, Sisu, Fies, o programa Pé de Meia e o Enem.

Outras autoridades também prestigiaram a celebração, entre elas os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Após a conclusão das provas, os três primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas especiais, enquanto todos os demais participantes foram homenageados com medalhas de participação.

Durante a cerimônia, Lula dedicou os prêmios a todos os profissionais da educação no país: “aos professores, professoras e demais trabalhadores da educação, que se dedicam incansavelmente para mudar a realidade do país, onde ainda enfrentamos grandes desafios, como o alto índice de brasileiros com apenas o ensino fundamental incompleto”, destacou.

Em suas redes sociais, o presidente comentou sobre o evento: “hoje celebramos os 95 anos do MEC com uma Corrida e Caminhada especial. Um momento para unir esporte, saúde e valorização da educação. Seguimos firmes na caminhada por uma educação que garanta a soberania do nosso país”.