
Brasil
Lula defende igualdade de gênero na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Evento marca retomada das políticas públicas para mulheres e relembra retrocessos desde 2016

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esteve presente na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que iniciou nesta segunda-feira (29), com o tema Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas. Lula destacou algumas medidas adotadas desde 2003, no seu primeiro mandato.
O presidente comentou a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, vinculada diretamente à Presidência da República, até as mais recentes, como a aprovação da Lei da Igualdade Salarial, e a criação do programa de Dignidade Menstrual.
"As mulheres sofreram um duro retrocesso. O golpe contra a presidenta Dilma Rousseff serviu não apenas para derrubar a primeira mulher a governar esse país. Foi também a tentativa de calar milhões de vozes femininas, porque o autoritarismo não apenas odeia. Ele teme as mulheres”, relembrou Lula.
Marcia Lopes, Ministra das Mulheres, pontuou momentos de retrocessos no país. “Desde a última conferência, em 2016, enfrentamos anos de retrocessos, mas resistimos. E dessa resistência brotou ainda mais força trazendo-nos até a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres: um espaço de reencontro, de reconstrução e afirmação de que nada pode deter a presença organizada das mulheres”.
Dilma Rousseff também se pronunciou por videoconferência, atualmente é presidente reeleita do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do Brics, lembrou que a abertura da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi seu último compromisso oficial, antes de ter que deixar o comando do Brasil, em maio de 2016.
"As mulheres brasileiras, em sua diversidade, movem a economia, sustentam a democracia e garantem que as conquistas sociais cheguem a cada família. Reconhecer isso é afirmar que a igualdade de gênero é condição para que o Brasil seja justo, forte e verdadeiramente soberano”, afirmou a ex-presidente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.