
Brasil
Avião ultrapassa ônibus como segundo meio de transporte mais usado em viagens pessoais no Brasil
Em 2024, viagens de avião superaram pela primeira vez as de ônibus; renda influencia escolha do transporte e da hospedagem

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Pela primeira vez, o avião superou o ônibus como o segundo meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros em viagens pessoais. Segundo dados da Pnad Contínua - Turismo, divulgados nesta quinta-feira (2) pelo IBGE, 12,3% das viagens de passeio foram realizadas por avião em 2024, superando os 12% feitas de ônibus. O carro permanece como o principal meio, sendo responsável por 52,3% dos deslocamentos.
A pesquisa também revelou uma forte influência da renda na escolha do transporte. Famílias com renda per capita inferior a dois salários mínimos ainda utilizam majoritariamente ônibus como segunda opção. Já entre as famílias com renda de quatro salários mínimos ou mais, 36,2% das viagens foram feitas de avião. Para o analista do IBGE, William Kratochwill, o avião ainda é visto como um "bem de luxo", embora tenha crescido por fatores como distância, tempo e segurança.
Em 2024, os brasileiros fizeram 20,6 milhões de viagens, 17,6 milhões pessoais e 3 milhões profissionais. Entre os passeios, os principais motivos foram lazer (39,8%) e visita a familiares ou amigos (32,2%), com destaque para destinos de sol e praia (44,6%). No quesito hospedagem, 40,7% ficaram em casas de amigos ou parentes, enquanto hotéis, resorts e flats foram mais comuns entre famílias de maior renda e em viagens profissionais, representando 42,9% dessas acomodações.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.