
Brasil
Rio fiscaliza bebidas após suspeita de intoxicação por metanol
Três locais foram interditados no primeiro dia de fiscalização

Foto: FreePik
Um homem morreu no Rio de Janeiro com suspeita de intoxicação por metanol. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na quinta-feira (2), uma operação para fiscalizar bares, mercados, quiosques e outros pontos de venda de bebidas alcoólicas, após registros de contaminação pela substância em outros estados. Até o momento, não há casos confirmados na cidade.
As vistorias são feitas pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio), com apoio do Procon. A ação inclui checagem de notas fiscais, análise da origem das bebidas — principalmente destiladas — e coleta de amostras, em parceria com a UFRJ. A rede de saúde foi alertada a notificar imediatamente possíveis casos.
No primeiro dia, 20 equipes percorreram bairros das zonas sul, norte e oeste. Sessenta e um estabelecimentos foram inspecionados e três interditados por más condições sanitárias. Produtos com rótulos irregulares foram descartados.
A intoxicação por metanol é grave e pode causar cegueira, vômitos, náuseas e morte. O atendimento médico rápido aumenta as chances de recuperação. A operação continua nesta sexta-feira (3), com foco em bebidas como gim, vodka e uísque.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.