Quarta-feira, 08 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Movimentos de 12 estados levam a Brasília pauta nacional por tarifa zero

Brasil

Movimentos de 12 estados levam a Brasília pauta nacional por tarifa zero

Movimentos denunciam precarização e defendem transporte gratuito como direito

Movimentos de 12 estados levam a Brasília pauta nacional por tarifa zero

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 08 de outubro de 2025 às 09:10

A defesa pela ampliação da tarifa zero no transporte público mobilizou representantes de movimentos sociais de 12 estados, reunidos em Brasília entre os dias 6 e 10 de outubro. A iniciativa, chamada Caravana pela Tarifa Zero, denuncia a precariedade do sistema e cobra ações concretas do governo federal. Atualmente, 136 municípios adotam o modelo gratuito, em sua maioria cidades pequenas e médias. Em capitais como São Paulo e Brasília, a gratuidade é parcial, restrita a domingos e feriados.

A programação inclui aulas públicas, plenárias, panfletagens, exibição de documentário, audiência na Câmara dos Deputados e reunião com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou um estudo sobre a proposta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diante do crescimento do debate.

Embora o modelo esteja em expansão, enfrenta forte oposição nas grandes cidades. Em Belo Horizonte, um projeto que previa a criação de uma taxa para financiar a gratuidade foi rejeitado. A proposta previa também o uso de receitas de publicidade, multas e um fundo municipal.

Em carta aberta, os organizadores denunciam a queda de 41% no número de passageiros nas últimas décadas, atribuída à piora dos serviços e ao aumento de tarifas. Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes revelou que 86,7% da população é favorável ao financiamento público e 60% defendem passe livre para todos.