
Brasil
PF investiga se metanol abandonado por criminosos é usado para adulterar bebidas
Substância foi deixada após operação contra crime no setor de combustíveis

Foto: UFPR/Divulgação
A Polícia Federal investiga o uso de metanol abandonado por criminosos após uma operação contra o crime organizado no setor de combustíveis para adulterar bebidas alcoólicas, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nesta terça-feira (7) em coletiva. O material foi encontrado em caminhões e tanques deixados para trás durante a ação.
“Muitos caminhões e muitos tanques de metanol foram abandonados depois desta operação. E esta é uma hipótese que está sendo estudada, trilhada e acalentada pela Polícia Federal”, disse. Segundo ele, “se esta é origem do metanol que está adulterando as bebidas, a atuação repressiva será numa direção. Se esse metanol tiver origem a partir de produtos agrícolas, a repressão terá outros alvos”.
Apesar da suspeita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, descartou relação entre os casos de contaminação e o crime organizado. O estado concentra o maior número de intoxicações e mortes confirmadas.
O ministro também anunciou um comitê informal com representantes do setor de bebidas e sociedade civil, para combater a adulteração. O governo pretende reforçar a fiscalização sobre sites que vendem “rótulos, lacres, tampas e garrafas que servem para falsificação”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.