
Brasil
Operação Sem Desconto avança em investigação sobre descontos não autorizados no INSS
PF e CGU intensificam apuração de fraudes que desviaram bilhões de aposentados e pensionistas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (9) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), a ação cumpre 66 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.
A operação visa aprofundar as investigações sobre a inserção de dados falsos, formação de organização criminosa e crimes relacionados à ocultação e destruição de patrimônio. A PF busca esclarecer a prática de descontos ilegais em benefícios previdenciários.
O esquema, que vem sendo investigado desde abril, pode ter desviado R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, afetando aposentados e pensionistas. A operação levou ao afastamento de servidores públicos envolvidos no caso.
Além da investigação policial, a Operação Sem Desconto gerou uma Comissão Parlamentar Mista de Investigação (CPMI) para apurar o envolvimento de entidades no esquema de descontos indevidos sobre benefícios do INSS.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.