
Brasil
Oito cidades de SP são alvo de operação contra bebidas com metanol
Mais de 150 agentes cumprem mandados em cidades paulistas

Foto: Divulgação Polícia civil/RJ
A Polícia Civil de São Paulo deu início, nesta terça-feira (14), a Operação Poison Source (Fonte do Veneno) para combater a produção e venda ilegal de bebidas alcoólicas com metanol. A ação mobilizou 150 agentes e cumpriu 20 mandados de busca em diversas cidades do estado, incluindo a capital, Santo André, Santos e Presidente Prudente.
Até o momento, São Paulo contabiliza 28 casos confirmados de intoxicação por metanol, com cinco mortes já reconhecidas e outras três em apuração. Três novos registros ocorreram em Osasco, São Bernardo do Campo e na capital paulista. Cem casos seguem sob investigação no estado.
Em nível nacional, o Ministério da Saúde confirmou 32 casos, com 181 suspeitas em análise e 320 notificações descartadas. Além de São Paulo, há ocorrências confirmadas no Paraná (3) e no Rio Grande do Sul (1).
As investigações se estendem por várias regiões do país. Pernambuco lidera entre os estados com suspeitas (43), seguido por Espírito Santo (9), Rio Grande do Sul (6), e outros como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Piauí, Goiás, Maranhão, Alagoas, Minas Gerais, Paraná e Rondônia, com registros menores.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.