
Brasil
MEC cria mais de 6 mil novos cargos para universidades federais
Medida reforça política de expansão da educação superior pública no Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou nesta terça-feira (14) a criação de 6.737 novos cargos para universidades federais em todo o país. A medida foi formalizada por meio de portaria assinada em conjunto com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. A iniciativa dá continuidade à política de expansão da educação superior pública, que já havia autorizado, em julho, 4.500 novos cargos para os Institutos Federais.
Segundo detalhamento da ministra Dweck, os novos cargos incluem 1.200 para professores efetivos, 249 para professores substitutos e 5.288 para técnicos-administrativos. Ela destacou que essa ampliação se soma a outras ações já implementadas para fortalecer a estrutura das instituições de ensino federais. Além disso, anunciou que novas vagas para os Institutos Federais serão criadas em breve.
Desde o início da atual gestão, o governo federal já autorizou 15 mil vagas para universidades e institutos federais. A ministra reforçou que essa política mostra o compromisso do governo com a educação pública e com a formação de jovens para o mercado de trabalho qualificado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.