
Brasil
Aneel inicia vistoria em subestação no Paraná para investigar causas de apagão nacional
Falha provocou apagão que atingiu todas as regiões do país na madrugada de terça-feira (14)

Foto: Divulgação/Aneel
Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciaram nesta quarta-feira (15) a fiscalização na subestação localizada no Paraná, onde uma falha provocou o apagão que atingiu todas as regiões do país na madrugada de terça-feira (14). A inspeção marca o início das investigações sobre as causas da interrupção no fornecimento de energia e as responsabilização dos agentes envolvidos.
Os técnicos vão analisar se o incêndio no reator da subestação decorreu de falhas de manutenção ou de falhas no sistema de proteção e isolamento de defeitos. Esses mecanismos são responsáveis por evitar que panes em equipamentos específicos se espalhem por outras regiões do país, provocando apagões como o registrado na última madrugada.
Além da vistoria presencial, a Aneel enviou uma equipe à sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Florianópolis, para avaliar a atuação do órgão durante o episódio. As informações coletadas vão compor o Relatório de Análise de Perturbação (RAP), documento elaborado em conjunto com o ONS para detalhar o que levou à falha generalizada no sistema elétrico.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.