
Brasil
Imprensa internacional repercute megaoperação no Rio de Janeiro
Operação ocorre nos complexos do Alemão e da Penha; até o momento, foram confirmadas 64 mortes e 81 pessoas foram presas

Foto: Reprodução
A Imprensa internacional repercute megaoperação contra o Comando Vermelho (CV), na Zona Norte do Rio de Janeiro nesta terça-feira (28). Alguns veículos afirmam que o Rio vive cenas de guerra.
A operação ocorre nos complexos do Alemão e da Penha, envolve 2.500 policiais, 32 veículos blindados, e já é considerada a mais letal da história do estado. Até o momento, foram confirmadas 64 mortes e 81 pessoas foram presas. Dos mortos, quatro eram policiais.
A agência de notícias britânica Reuters noticiou que a megaoperação ocorre poucos dias antes de a cidade receber eventos que antecedem a COP30. Já o jornal britânico, The Guardian, afirmou que o Rio está “em guerra” após a operação policial contra um dos grupos criminosos mais poderosos do país.
O jornal espanhol El País disse que o Rio de Janeiro sofreu com intensos tiroteios e que as autoridades mobilizaram cerca de 2.500 policiais na operação. O Público, jornal português, destacou que os criminosos utilizaram drones para lançar bombas contra a polícia.
A rádio francesa RFI citou relatos de policiais fortemente armados e relembrou dados sobre a violência no Rio de Janeiro. O Clarín, veículo argentino, reportou que a megaoperação deixou cenas de guerra no Rio de Janeiro e relembrou o histórico do CV no estado. O La Nación, também argentino, afirmou que a operação visa conter a principal organização criminosa do estado, com a polícia usando veículos blindados, helicópteros e drones.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

