
Brasil
Cúpula do Clima em Belém reunirá 143 delegações internacionais
Reunião internacional antecede a COP30 e contará com líderes globais em debates conduzidos por Lula

Foto: SETUR/GOV PA
Belém sediará, nos dias 6 e 7 de novembro, a Cúpula do Clima, encontro que reunirá 143 delegações dos 198 países signatários dos acordos internacionais sobre mudanças climáticas. A reunião antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para ocorrer entre 10 e 21 de novembro, também na capital paraense.
De acordo com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a Cúpula servirá como um marco preparatório para as negociações da COP30. “Esse será o momento em que os líderes mundiais darão o termo de referência para orientar os trabalhos das delegações durante a conferência”, explicou. Ela destacou ainda que, diferentemente das edições anteriores, realizadas nos Emirados Árabes Unidos e no Azerbaijão, a reunião de alto nível ocorrerá fora do calendário oficial da COP, mas manterá o mesmo papel de direcionamento político.
A programação inclui uma plenária de abertura conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 6, que seguirá até o final do dia 7, com discursos nacionais e sessões temáticas distribuídas ao longo do evento.
Segundo o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador Maurício Lyrio, o encontro será iniciado com um almoço liderado por Lula, que abrirá o debate sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês).
O presidente também comandará outras três sessões: ainda no dia 6, sobre Florestas e Oceanos; e no dia 7, sobre transição energética, pela manhã, e os 10 anos do Acordo de Paris, Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e financiamento climático, no período da tarde.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

