
Brasil
Fenômeno da superlua poderá ser visto no Brasil nesta quarta-feira
Satélite parecerá maior e mais brilhante no início da noite

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O céu brasileiro será cenário de um novo espetáculo natural na próxima quarta-feira (5), quando uma superlua poderá ser observada em várias partes do país e do mundo. Este será o segundo e penúltimo evento do tipo em 2025, e poderá ser admirado sem o uso de equipamentos.
O fenômeno ficará mais visível no começo da noite. Em São Paulo, a Lua deve surgir por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28, no horário de Brasília. O brilho intenso e o tamanho ampliado prometem chamar a atenção de quem olhar para o céu.
A superlua acontece quando o satélite se aproxima mais da Terra, alcançando o chamado perigeu, o que faz com que pareça maior e mais luminosa do que o normal. O termo foi criado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle e acabou se popularizando entre cientistas e veículos de comunicação.
Embora a Lua cheia dure pouco tempo, sua aparência pode se manter por até três dias. Quando essa fase coincide com a maior aproximação do satélite, o resultado é uma Lua cheia com brilho e dimensão destacados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

