Terça-feira, 04 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

COP30: governo recebeu alerta de possíveis ataques às forças da segurança pública no Pará

Brasil

COP30: governo recebeu alerta de possíveis ataques às forças da segurança pública no Pará

Comunicado pede atenção redobrada de agentes de segurança antes da COP30

COP30: governo recebeu alerta de possíveis ataques às forças da segurança pública no Pará

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Por: Metro1 no dia 04 de novembro de 2025 às 10:50

A Polícia Federal no Pará enviou ao governo um comunicado em que alertou sobre potenciais ataques a agentes de segurança pública por parte de integrantes de facções criminosas, com destaque para o Comando Vermelho, especialmente na Região Metropolitana de Belém. O documento, encaminhado antes da megaoperação que resultou em mais de 120 mortes no Rio de Janeiro, orienta os policiais a manter “elevado nível de atenção e cautela” e a evitar percursos, locais ou situações que possam aumentar riscos e vulnerabilidades. As informações são do blog de Tainá Falcão na CNN.

A superintendência da PF recomendou que qualquer situação suspeita ou de ameaça seja imediatamente comunicada ao setor de Inteligência Policial. O alerta foi repassado às unidades ligadas à Superintendência Regional da PF, às Delegacias Descentralizadas para informar agentes em missão e à Diretoria de Proteção à Pessoa, responsável por orientar os policiais destacados para a segurança da COP30.

Segundo fontes ouvidas pelo blog, o aviso chegou aos ministérios da Justiça e da Defesa e a integrantes do Planalto há cerca de duas semanas. O alerta sobre as facções pesou na decisão do governo federal de decretar uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Pará.

O decreto, válido de 2 a 23 de novembro, autoriza o uso das Forças Armadas em Belém, com 8 mil militares atuando na segurança do Parque da Cidade  onde serão instaladas as áreas da Green Zone e Blue Zone  e em pontos estratégicos como portos, subestações de energia, estações de tratamento de água e o Aeroporto Internacional Val-de-Cans.