
Brasil
Projeto forma 100 guias comunitários em favelas da zona sul do Rio
A iniciativa da plataforma Na Favela Turismo em parceria com o Sebrae qualificou moradores e mototaxistas de comunidades como Rocinha e Vidigal para atuar no turismo local

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasi
A plataforma Na Favela Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) formaram, nesta quarta-feira (5), 100 novos profissionais para atuar em comunidades da zona sul do Rio. O objetivo principal é qualificar moradores e mototaxistas de favelas como condutores turísticos.
As comunidades que fizeram parte dos atendimentos são: Rocinha, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho e Vidigal. O projeto tem apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio e busca fortalecer o setor por meio do turismo de base comunitária.
Os cursos oferecidos foram turismo receptivo e de base comunitária, como melhorar o atendimento ao turista (hospitalidade) e como se regularizar (MEI e Cadastur), finanças e marketing digital para guias
“Quando o turista recebe um produto melhor, ele indica mais pessoas a nos visitarem, e, assim, nossa demanda aumenta e conseguimos impactar cada vez mais as nossas favelas”, disse Renan Monteiro, idealizador da plataforma Na Favela Turismo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

