Quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

STF mantém suspensão de lei do RJ sobre transporte de animais de apoio emocional

Brasil

STF mantém suspensão de lei do RJ sobre transporte de animais de apoio emocional

Corte confirmou que apenas o Congresso pode legislar sobre regras aéreas e considerou inconstitucional norma que obrigava companhias a transportar gratuitamente cães e gatos na cabine

STF mantém suspensão de lei do RJ sobre transporte de animais de apoio emocional

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 19 de novembro de 2025 às 18:13

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (19), manter suspensa a lei do estado do Rio de Janeiro que regulamentava o transporte de animais de apoio emocional na cabine de voos nacionais e internacionais com partida ou chegada em aeroportos fluminenses.

O plenário confirmou a liminar concedida pelo ministro André Mendonça, em novembro do ano passado, que suspendeu a Lei Estadual 10.489/2024. Ao atender ao pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Mendonça avaliou que apenas o Congresso Nacional tem competência para legislar sobre regras de transporte aéreo de passageiros.

Na sessão, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Edson Fachin também consideraram o texto inconstitucional.

A lei estadual previa que companhias aéreas deveriam transportar gratuitamente animais de assistência emocional, como cães e gatos. Também estabelecia que as empresas poderiam recusar o embarque em casos de incompatibilidade com o espaço da cabine, devido ao peso, raça ou tamanho do animal, além de não serem obrigadas a aceitar répteis, aranhas e roedores.

Hoje, o transporte de animais de apoio emocional não é obrigatório e varia conforme as regras de cada companhia aérea, sendo um serviço pago. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as empresas podem negar o transporte por falta de espaço ou por riscos à segurança do voo.

O transporte de cães-guia, usados por pessoas com deficiência visual, segue autorizado e gratuito em todo o território nacional.