Clique aqui e inscreva-se gratuitamente para o MK Entrevista>>

Segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Câmara aprova proposta para substituir “síndrome de Down” por “trissomia do Cromossomo 21”

Brasil

Câmara aprova proposta para substituir “síndrome de Down” por “trissomia do Cromossomo 21”

Projeto busca padronizar linguagem, adotar termo mais preciso e promover comunicação inclusiva no país

Câmara aprova proposta para substituir “síndrome de Down” por “trissomia do Cromossomo 21”

Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 24 de novembro de 2025 às 17:52

Atualizado: no dia 24 de novembro de 2025 às 18:11

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que determina a substituição do termo “síndrome de Down” por “trissomia do Cromossomo 21” (T21) em leis, documentos oficiais, registros médicos e materiais educativos. A proposta, apresentada pelo deputado Duarte Jr. (PSB-MA), tem como objetivo promover inclusão e padronizar uma nomenclatura considerada mais neutra e cientificamente precisa.

A relatora, deputada Andreia Siqueira (MDB-PA), destacou que a expressão “trissomia do Cromossomo 21” descreve de forma objetiva a causa genética da condição e está alinhada a padrões adotados por instituições científicas e organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ela também rejeitou a sugestão da Comissão de Saúde, que propunha o uso simultâneo das duas nomenclaturas durante um período de transição. Segundo Siqueira, a substituição completa é mais adequada para atualizar o ordenamento jurídico com uma terminologia “moderna, científica e coerente com a evolução do conhecimento e da comunicação inclusiva”.

Se aprovado pelo Congresso, os órgãos públicos terão até um ano após a publicação da lei para ajustar toda a documentação. O texto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado no plenário da Câmara e, posteriormente, no Senado.