
Brasil
Moraes retoma julgamentos do 8 de Janeiro após a saída de Fux
Primeira Turma segue com quatro ministros: Flávio Dino (presidente), Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin

Foto: Rosinei Coutinho/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, retomou a pauta de julgamentos de acusados de participação nos ataques do 8 de Janeiro após a saída de Luiz Fux da Primeira Turma. Moraes liberou 45 processos para julgamento virtual, defendendo a condenação de todos os réus, interrompendo a pausa que ocorria enquanto Fux pedia vistas desde maio.
Fux, que deixou a Primeira Turma em 22 de outubro e assumiu a Segunda Turma, vinha pedindo vistas e revisando votos. Durante mais de um ano, ele votou em mais de 100 processos relacionados à tentativa de golpe, mas sua mudança de posição e pedidos de vistas paralisaram parte das análises de Moraes.
A Primeira Turma segue com quatro ministros: Flávio Dino (presidente), Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin. A vaga deixada por Fux poderá ser ocupada por Jorge Messias, atual chefe da AGU, que ainda depende de aprovação pelo Senado. Enquanto isso, o embate sobre o andamento dos casos ligados ao 8 de Janeiro permanece um ponto de controvérsia dentro da corte.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

