Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 09 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Alerj forma maioria para revogar prisão do deputado Rodrigo Bacellar

Brasil

Alerj forma maioria para revogar prisão do deputado Rodrigo Bacellar

O parlamentar e presidente da casa havia sido preso na última semana pela Polícia Federal, suspeito de vazar informações sigilosas da Operação Zargun

Alerj forma maioria para revogar prisão do deputado Rodrigo Bacellar

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 08 de dezembro de 2025 às 17:51

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) formou maioria para revogar a prisão do deputado e presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), nesta segunda-feira (8). O parlamentar havia sido preso na última semana pela Polícia Federal. Ele é suspeito de vazar dados sobre uma operação dos agentes contra o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias.

No fim da manhã, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj aprovou o pedido e encaminhou para o plenário, que formou maioria nesta tarde. A sessão teve participação de 65 deputados, dos quais 42 votaram a favor da revogação da prisão, 21 votaram contra, dois abstiveram seus votos, três deputados faltaram e um tirou licença.

Após a decisão da Assembleia, a decisão do plenário precisará de confirmação formal. A Alerj precisará comunicar ao Supremo Tribunal Federal, pois o Ministro Alexandre de Moraes é o responsável pela condução da investigação e da ordem de prisão contra Rodrigo Bacellar. Apesar da revogação, o STF pode impor o cumprimento de medidas cautelares. 

Thiego Raimundo dos Santos Silva, foi preso, em setembro, na Operação Zargun, por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção, além de ser suspeito de negociar armas para o Comando Vermelho. Ele assumiu seu mandato em junho, mas deixou de ser deputado logo após sua prisão.