
Brasil
Alerj forma maioria para revogar prisão do deputado Rodrigo Bacellar
O parlamentar e presidente da casa havia sido preso na última semana pela Polícia Federal, suspeito de vazar informações sigilosas da Operação Zargun

Foto: Divulgação
O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) formou maioria para revogar a prisão do deputado e presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), nesta segunda-feira (8). O parlamentar havia sido preso na última semana pela Polícia Federal. Ele é suspeito de vazar dados sobre uma operação dos agentes contra o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias.
No fim da manhã, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj aprovou o pedido e encaminhou para o plenário, que formou maioria nesta tarde. A sessão teve participação de 65 deputados, dos quais 42 votaram a favor da revogação da prisão, 21 votaram contra, dois abstiveram seus votos, três deputados faltaram e um tirou licença.
Após a decisão da Assembleia, a decisão do plenário precisará de confirmação formal. A Alerj precisará comunicar ao Supremo Tribunal Federal, pois o Ministro Alexandre de Moraes é o responsável pela condução da investigação e da ordem de prisão contra Rodrigo Bacellar. Apesar da revogação, o STF pode impor o cumprimento de medidas cautelares.
Thiego Raimundo dos Santos Silva, foi preso, em setembro, na Operação Zargun, por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção, além de ser suspeito de negociar armas para o Comando Vermelho. Ele assumiu seu mandato em junho, mas deixou de ser deputado logo após sua prisão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

