
Brasil
Câmara tem baixa atuação em pautas de igualdade racial, diz pesquisa
Ranking Igualdade Racial 2025 foi construído a partir de 37 mil ações parlamentares, incluindo votos nominais, discursos, pareceres, emendas e substitutivos

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados apresenta baixo engajamento médio em pautas relacionadas à igualdade racial, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (9), em Brasília. O estudo avaliou o desempenho de 571 deputados e ex-deputados com base em uma combinação de Inteligência Artificial (IA) e análise humana, considerando um conjunto amplo de dados legislativos.
O Ranking Igualdade Racial 2025 foi construído a partir de 37 mil ações parlamentares, incluindo votos nominais, discursos, pareceres, emendas e substitutivos. O levantamento, apresentado pelo Instituto de Referência Negra Peregum em parceria com a Fundação Tide Setúbal, utilizou um algoritmo de IA desenvolvido pelo Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) para mensurar o nível de comprometimento dos parlamentares com a agenda antirracista.
Os deputados recebem notas que variam de -10 a +10, atribuídas conforme suas posições favoráveis ou contrárias a projetos relacionados à igualdade racial ou que impactem a população negra. Segundo as organizações responsáveis pelo estudo, a metodologia busca identificar quem atua de forma consistente na defesa da igualdade racial dentro do Congresso Nacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

