
Brasil
Cancelamentos de voos em SP passam de 400 após vendaval
Aeroportos de Congonhas e Guarulhos registram centenas de operações afetadas após ventania histórica

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Mais de 400 voos foram cancelados em aeroportos de São Paulo após o vendaval que atingiu o estado nos últimos dias. Entre quarta-feira (10), quinta (11) e a manhã desta sexta-feira (12), o Aeroporto de Congonhas contabilizou 305 operações comprometidas, enquanto o de Guarulhos registrou 117. Ao todo, 422 viagens foram impactadas.
A Aena, administradora de Congonhas, afirmou que toda a infraestrutura operacional do terminal está funcionando normalmente, assim como os serviços de atendimento aos passageiros. A GOL informou que suas operações seguem regulares nos dois aeroportos, apesar dos efeitos do clima.
A Latam declarou que sua malha aérea no país permanece afetada pelas condições meteorológicas adversas registradas no Sudeste, classificadas como “fora do controle” da companhia. A Azul também relatou cancelamentos e alternâncias de voos, lamentando os transtornos. A empresa reforçou que clientes com viagens marcadas para 11 e 12 de dezembro poderão remarcar seus bilhetes gratuitamente até 18 de dezembro ou manter o crédito integral para uso em até um ano.
A Defesa Civil do estado informou que a ventania, considerada histórica na capital e na Grande São Paulo, foi provocada por um ciclone extratropical formado no Sul do país. As rajadas superaram 90 km/h e persistiram por cerca de 12 horas.
Segundo o Climatempo, o fenômeno fugiu ao padrão habitual, já que não veio acompanhado de nuvens densas, chuva intensa ou tempestades, como costuma ocorrer.
Os fortes ventos causaram interrupção em linhas de transporte, mais de mil quedas de árvores, fechamento temporário de parques e danos à rede elétrica, além de provocar tráfego lento em diversas vias.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

