
Brasil
Lançamento do primeiro foguete comercial brasileiro é adiado para sexta-feira
HANBIT-Nano levará cinco satélites ao espaço após substituição de componente detectado em inspeção

Foto: Divulgação/Innospace
O primeiro lançamento de um foguete comercial no Brasil, o HANBIT-Nano, previsto para esta quarta-feira (17), foi adiado para sexta-feira (19). A informação foi divulgada pela Innospace, empresa sul-coreana responsável pelo veículo, e confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB). O adiamento ocorreu para permitir a substituição de componentes do sistema de resfriamento do primeiro estágio, após a detecção de uma anomalia nas inspeções finais.
A Innospace destacou que o foguete não apresenta defeitos estruturais e que a substituição das peças poderá ser realizada com o veículo já na plataforma de lançamento. Esta é a segunda vez que a missão é remarcada, após ajustes adicionais terem sido necessários em novembro. A FAB afirmou que mantém toda a infraestrutura e equipes técnicas prontas para o lançamento.
A missão Spaceward, coordenada pela FAB e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), levará cinco satélites e três dispositivos de pesquisa ao espaço, beneficiando instituições do Brasil e da Índia. O HANBIT-Nano possui 21,9 metros de altura, 20 toneladas, 1,4 metro de diâmetro e pode atingir até 30 mil km/h, equivalente a quase 30 vezes a velocidade de um avião comercial.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

