
Brasil
Lançamento do primeiro foguete comercial brasileiro é reagendado para segunda-feira
Após resolução de anomalias detectadas nas últimas datas, o foguete finalmente será lançado

Foto: Divulgação/Innospace
O foguete Hanbit-Nano teve seu lançamento reagendado para esta segunda-feira (22). Em propriedade da empresa sul-coreana Innospace, o foguete pode ser o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território brasileiro. A partida foi reagendada para às 15h45, no último dia da janela de lançamento, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB).
O lançamento estava previsto para acontecer na última quarta-feira (17), mas foi detectada uma anomalia em parte do sistema de refrigeração do oxidante do combustível, durante etapa final de averiguação. Houve uma tentativa na sexta-feira (19), mas foi detectado um mal funcionamento de uma válvula de ventilação.
"Essa válvula é um componente essencial, responsável por manter o controle adequado de pressão na parte superior do veículo lançador. Caso a válvula não funcione corretamente quando estiver na posição fechada, a pressão interna do tanque pode continuar a subir, potencialmente levando a uma falha estrutural", declarou a Innospace, em nota.
O veículo espacial levara satélites para a órbita baixa da terra (LEO). A operação, coordenada pela FAB, será transmitida ao vivo pelo canal da Innospace, no youtube.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

