
Brasil
Petrobras é autorizada a iniciar operação em nova plataforma no pré-sal
Plataforma inicia operações no campo de Búzios e amplia capacidade diária de petróleo e gás no país

Foto: Divulgação/Petrobras
A Petrobras recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para iniciar a operação da plataforma P-78 no pré-sal.
A unidade, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenagem e transferência de petróleo e gás), ficará instalada no campo de Búzios, na Bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, após a aprovação das exigências técnicas e de segurança operacional pelo órgão regulador.
Com capacidade para produzir até 180 mil barris de petróleo por dia e 7,2 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, a P-78 também deverá enviar cerca de 3 milhões de metros cúbicos de gás ao mercado brasileiro. A plataforma conta com sistema de flare fechado, o que reduz a queima de gás e as emissões de poluentes durante a operação.
A P-78 é a sétima plataforma em operação no campo de Búzios, considerado o maior do mundo em águas profundas. Em 2025, o campo alcançou a marca de 1 milhão de barris produzidos por dia, consolidando-se como o principal polo de produção de petróleo do país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

