Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Banco Central tem até esta sexta para explicar liquidação do Banco Master ao TCU

Brasil

Banco Central tem até esta sexta para explicar liquidação do Banco Master ao TCU

Corte classifica medida como extrema e pede esclarecimentos sobre decisões e alternativas avaliadas

Banco Central tem até esta sexta para explicar liquidação do Banco Master ao TCU

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 26 de dezembro de 2025 às 09:30

O Banco Central (BC) tem até as 12h desta sexta-feira (26) para apresentar sua defesa sobre o caso da liquidação extrajudicial do Banco Master. A manifestação é um pedido do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jhonatan de Jesus, que determinou 72h para que o BC apresentasse os fundamentos técnico-jurídicos do processo de liquidação conduzido pelo órgão.

O TCU classificou a liquidação do Banco Master como uma "medida extrema" e apontou a existência de indícios de cronologia atípica do processo que levou à liquidação.

A Corte pede que o Banco Central esclareça pontos específicos sobre o procedimento. O primeiro deles diz respeito aos fundamentos  técnico-jurídicos e os marcos decisórios para a decretação de liquidação extrajudicial do Master. Deve explicar ainda como foram avaliadas outras alternativas para o Banco e como foi a linha do tempo e a cronologia das tratativas do caso. 

Essa não é a primeira pressão sobre o Banco Central. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou a realização de uma acareação na próxima terça-feira (30). Além de Ailton de Aquino, diretor do Banco Central, vão participar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB (Banco de Brasília).