
Brasil
Banco Central tem até esta sexta para explicar liquidação do Banco Master ao TCU
Corte classifica medida como extrema e pede esclarecimentos sobre decisões e alternativas avaliadas

Foto: Divulgação
O Banco Central (BC) tem até as 12h desta sexta-feira (26) para apresentar sua defesa sobre o caso da liquidação extrajudicial do Banco Master. A manifestação é um pedido do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jhonatan de Jesus, que determinou 72h para que o BC apresentasse os fundamentos técnico-jurídicos do processo de liquidação conduzido pelo órgão.
O TCU classificou a liquidação do Banco Master como uma "medida extrema" e apontou a existência de indícios de cronologia atípica do processo que levou à liquidação.
A Corte pede que o Banco Central esclareça pontos específicos sobre o procedimento. O primeiro deles diz respeito aos fundamentos técnico-jurídicos e os marcos decisórios para a decretação de liquidação extrajudicial do Master. Deve explicar ainda como foram avaliadas outras alternativas para o Banco e como foi a linha do tempo e a cronologia das tratativas do caso.
Essa não é a primeira pressão sobre o Banco Central. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou a realização de uma acareação na próxima terça-feira (30). Além de Ailton de Aquino, diretor do Banco Central, vão participar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB (Banco de Brasília).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

